17 abril 2010

Página Oficial de Souto do Brejo

É com agrado que informo que a partir de agora estas páginas passaram a estar disponíveis no endereço www.soutodobrejo.com

Um site mais dinâmico e com mais informação. Ainda não está totalmente elaborado, mas já se pode dar espreitadela e ver este novo sítio da Internet.
Não deixe de nos visitar e deixar as suas sugestões/notícias ou fotografias. Só assim poderemos divulgar a nossa aldeia e as suas gentes, com as suas tradições e costumes, dos quais nunca devemos negar a nossa origem.

Bem-haja!!!

06 abril 2010

Um autêntico estaleiro


(clique na fotografia para ampliar)

Foi com bastante agrado que vi in loco o avanço das obras de beneficiação da rede pública de águas. Uma obra prometida, pelo Presidente da Câmara Municipal de Pampilhosa da Serra, há mais ou menos um ano, aquando do Almoço da Liga de Amigos de Souto do Brejo.
Para os menos informados aqui fica a explicação da nossa aldeia ter virado quase um estaleiro municipal.
A rede de águas e de esgotos foi implementada, se a memória não me trai, no final dos anos 70. Nessa altura foram colocados os materiais que até então aí se usavam e que se consideravam adequados para os fins necessários. Hoje sabe-se que os tubos de lusalite são compostos por diversos materiais, entre os quais figura o amianto que é considerado cancerígeno.
Por outro lado os materiais colocados não duram uma vida inteira e era urgente proceder à sua substituição. Por outro lado a partir de agora todos os contadores da água vão passar a estar no exterior das habitações, o que beneficia os funcionários camarários na recolha das leituras de água. Por outro lado beneficia também os soutenses porque não necessitam de estar em casa aquando da leitura do contador.

Por mais que as obras incomodem todos os soutenses estamos certos que elas trarão bastantes benefícios e melhor qualidade da nossa boa água.

Aguardamos que quando asfaltarem a estrada que liga o Souto aos Brejos coloquem um piso novo nestas estradas que agora foram rasgadas. Esperemos que seja mesmo neste verão porque aquela estrada é muito útil e aproxima-nos mais de outras aldeias.

Desejamos aqui também o desafio à edilidade da Pampilhosa da Serra para que proceda ao alargamento e alcatroamento da estrada que liga o Souto à Central da EDP (esteiro) pois faz-nos bastante falta.